O filme que dura 103 minutos, passa a impressão de interminável e ao mesmo tempo simplesmente esquece várias coisas legais do desenho.
Antes mesmo do filme estrear, a polêmica gerada em torno da produção ser ou não racista, pode ser entendida no filme. Se usando a desculpa como pretexto M.Night Shyamalan usa para seus personagens, traços étnicos, roupas com tonalidade diferentes, para que seja aparentemente desnecessário desenvolver os personagens de forma coesa. No filme o vilão é facilmente identificado por seus traços étnicos, cicatriz e roupas ecuras, enquanto os mocinhos se escodem sobre uma aparência sempre intacta e roupas coloridas. Não que isso seja ruim, já que no desenho se é usado os mesmos artifícios, mas no filme os mesmos impedem que os personagens tenham um arco dramático realmente convincente.
O desenho ao longo de seu primeiro livro, com cerca de 20 episódios, teve várias falas, lutas e encontros que foram ignorados e sequer mencionados nesse longa, o que certamente fez com que o filme tivesse um desenvolvimento rápido e confuso. A história de 20 episódeos, não podia ser resumida em 103 minutos com perfeição, mas Shyamalan, fez com que o filme se desenvolvesse através da narração de acontecimentos anteriores, e com uso de confusos flashbacks, que são extremamente confusos, mal usados, e em um certo ponto do filme fica justo com que seja considerado inútil e repetitivo, já que o acontecimento fora narrado minutos antes.
Fica fácil de explicar o humor, que é frequentemente usado no desenho. Afinal o enredo, as referências, lendas e a mitologia usada é para um público um pouco mais velho, e o humor, usado como um desvio de atenção para todo o drama e tensão que cerca a história é usado inteligentemente na série televisiva, atraindo assim crianças e adolescentes. Talvez por isso Shyamalan, resolveu não se arriscar e acabar criando cenas cômicas desnecessárias, sem graça e talvez constrangedoras, fazendo assim com que o humor seja pouco utilizado no longa, tentando talvez equilibrar os valores de drama, ação e o humor. Mas fica claro, que ao tentar usar dessa fórmula, colocar personagens com "cara fechada", é como dar um tiro no próprio pé, já que vai em desencontro no que ajudou a série a crescer, que são os personagens, vilões ou não, extremamente carismáticos.
Um exemplo de que o filme é extremamente apressado e esqueceu alguns de seus pontos que tornaram a primeira temporada divertida; A expressão usada para que o personagem Appa levantasse voo "Ip Ip", não é usada no filme. Momo, um lêmure, mascote de Aang, não garante as cenas cômicas no filme, mesmo sendo ele importante em vários capítulos da série, ele poderia ser facilmente descartado no longa. Bumi, um exímio dominador de terra, que aparece no quinto episódeo da série é esquecido no filme, mesmo ele sendo também importante e junto da terra onde ele reinava ter garantido várias cenas divertidas e até mesmo emocionantes. Nem irei mencionar o fato de que; os dominadores de fogo, não podem gerar seu próprio fogo.
Mas nem tudo está perdido, Shyamalan em algumas cenas, usa alguns fatores marcantes no desenho e outros nem tanto para que o filme ganhe ritmo em certos momentos, fazendo com que em breves momentos o filme flua de forma intuitiva. Além disso, as cenas de luta, são bem trabalhadas, coreografias bem feitas, e efeitos especiais bem usados e muito bem feitos, além de cenários também muito bem trabalhados.
Para finalizar, o filme não é uma bomba de dimensões astronômicas, mas não chega a ser uma boa adaptação. Muitas coisas esquecidas, invesão da fórmula original do desenho, diálogos forçados, flashback dispensáveis e trilha sonora inatuante. Mas o filme se salva, pela beleza de seus cenários, figurinos, poucos minutos de boa fluência e em alguns momentos adaptar de forma homogênia cenas e falas do desenho.
Pra mim foi um erro igual a Dragon Ball, mas o filme num é tão ruim pra ganhar um 5 tambem naum...
ResponderExcluir---Gostei do Blog,
Porem @judaria um@ critica mais direta ao ponto.
vi o filme e realmente é um pouco confuso e bem previsivel!!
ResponderExcluireu daria nota 7
vlw parcero!!
http://naosentindo.blogspot.com/
Vi o filme, e realmente é lamentavel, o filme é realmente muito ruim, não chega a ser uma bomba, como o crítico a cima destacou, mas também, não empolga, não diverte, não emociona.
ResponderExcluirO ponto chave para que o filme seja tão ruim está descrito com perfeição no 4° parágrafo.
Além do mais, achei a crítica bem formada, li a crítica do tekken, e um dos que comentaram achou a crítica pequena e incompleta. Essa foi o contrário, no tamanho exato, ele desenvolveu ao longo dos parágrafos, e finalizou bem.
Mas 5 foi exagero, eu daria um 7
esse filme é uma piada!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk
Para esclarecer alguns pontos:
ResponderExcluirA crítica feita do filme, pode ser um pouco extensa, mas é ao mesmo tempo uma resposta a quem reclamou da "crítica de um parágrafo", feita pelo meu amigo Thico.
O filme é realmente muito fraco, mas como eu disse não é uma bomba como alguns sites destacam.
Não dei 5 pela adaptação, que chega a ser boa em alguns momentos, mas sim pela junção da adaptação e o filme independente do roteiro ser original ou não.
Obrigado por esse pequeno debate, a opinião de todos é muito importante.
Caso queiram mandar alguma crítica de algum filme ou sugestão é so mandar para um dos e-mails na seção contatos no cabeçalho do blog
Eu acompanhei toda a série de Avatar e posso dizer que este filme ficou destruturado.Alguns personagens(corrigindo,todos)perderam seus traços que tanto me cativaram.Acredito que não era necessário a colocação de extensas cenas humorísticas,mas se, no minimo,existe cenas bem elaboradas e que fossem organizadas, ele não ficaria tão cansativo como foi quando assisti.O personagem principal que eu adorava, se tornou algo morno e sem vida, mas parecido com uma folha de papel.Talvez esse filme não foi uma bomba como foi colocado na crítica, mas por compensação,não respeitou e ampliou o sucesso da série de desenho animado
ResponderExcluirNossa, eu sei tudo! Sobre Avatar The Last Air Bender, e esse filme foi um LIXO, um lixo dos lixos.
ResponderExcluirEsse filme é uma falta de respeito total para o Cartoon/Nicktoon a qual se é a série original.
Tem muita gente que diz que era pra ser considerado um filme independente, que não fosse veinculado a série que a originou. como assim?
ResponderExcluiro filme é ruim, a adaptação é ruim, e pronto.
Bom esse filme assistir hoje eu gostei dele sim...Tem a ver com o desenho apenas foi resumido mas estar muito bom... comparando com o filme avatar Azul ..kkkk... esse sim não tem nada a ver...é uma piada
ResponderExcluir